Rio Grande transborda e moradores saem de casa em São Fidélis
Moradores do distrito de Colônia, em São Fidélis, estão sendo orientados a deixar as casas. Na segunda-feira (2), o Rio Grande transbordou em alguns trechos. As famílias estão sendo levadas para casas de parentes.
De acordo com os moradores, o Rio Grande transbordou e começou a ameaçar o distrito em menos de 20 min.
O gado foi retirado antes que ficasse ilhado. Casas foram inundadas. Em uma delas, um casal abandonou a parte de baixo e foi para o segundo piso. Outras pessoas seguiram a recomendação da Defesa Civil e começaram a deixar as casas no fim da tarde de segunda (2).
Segundo a comerciante Ana Fratane, foi preciso agir rápido para retirar todo o maquinário da padaria.
Em uma igreja, bancos e instrumentos também foram retirados às pressas. No ano passado, a igreja e toda vizinhança já tinham ficado debaixo d’água.
A medida que o rio vai subindo outros moradores começam a mudar também, é o caso da dona de casa Roberta Silva Pinto, que conta com a ajuda de vizinhos. Os móveis foram para o ginásio de esportes que fica em uma parte alta do distrito.
A Defesa Civil não têm boas notícias para os moradores de Colônia: o rio que corta a comunidade deve continuar a subir nas próximas horas.
A Defesa Civil ainda não sabe quantos moradores saíram das casas. O Rio Grande saiu do leito e invadiu residências. As linhas telefônicas pararam de funcionar e os moradores só conseguiam se comunicar pela internet na segunda (2).