Formas simples de diminuir o stress do dia-a-dia!

23/03/2012 16:02

Imagem da Internet

 

 

Formas simples de diminuir o stress do dia-a-dia!

 

Um dos males do século XXI, e que atinge grande parte da população ativa, chama-se stress e tem o poder de atormentar uma vida. Cansaço, ganho ou perda de peso, infecções, gripes e outras viroses (por exemplo Herpes), pressão arterial e colesterol alto, dores de cabeça, dores musculares, dores na “coluna”, bruxismo (ranger dentes durante o sono), restlesslegs (pernas irrequietas, principalmente na cama, durante a noite), má digestão, gastrites, úlceras, prisão de ventre e diarreia, flatulência (gases), acne, pele envelhecida, rugas, olheiras, seborreia, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, mau humor, choros, esquecimentos, mãos frias e húmidas podem ser alguns sintomas.

 

Se já sentiu algum destes sintomas, então, provavelmente, você é mais uma vítima desta doença tão atual. O stress leva a que os seus mecanismos de defesa passem a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a sofrer de doenças.

 

O acumular de pequenos fatores destabilizadores podem levar a uma sobrecarga no seu organismo. O corpo funciona como uma afinada orquestra e quando “peças” dessa orquestra ficam sujeitas a uma grande pressão, começam a dar sinais de cansaço e já não “tocam” mais em sintonia. Quando o stress ocorre, quebra o equilíbrio no seu organismo! Acidentes, perda de um ente querido por morte ou afastamento, roubos, perda do emprego, perda da liberdade, ficar rico ou pobre de repente, casar-se, mudar de país, divórcio, conflitos permanentes no trabalho ou em casa, aquisições de dividas e de compromissos difíceis de honrar, mudanças imprevistas, intervenções cirúrgicas, doenças prolongadas, dificuldades sexuais, torturas, detenções e outras situações de violência são possíveis fatores de stress.

Existem diversas formas de se combater o stress, e uma delas, é recorrer a produtos naturais que contêm as vitaminas essenciais ao sistema nervoso e um conjunto de plantas, cuidadosamente selecionadas, numa produção equilibrada, criada especialmente para superar estados relacionados com o stress. Valeriana (Valeriana oficinalis), Ginseng Coreano (Penax ginseng) e Passiflora (Passiflora incarnata), são algumas das plantas utilizadas no alívio de estados de stress. Mas nem todos têm acesso a este tipo de tratamentos, ou porque não acreditam nos tratamentos naturais preferindo os fármacos habituais, ou porque preferem não ingerir qualquer tipo de produto, optando antes pela mudança de alguns hábitos.

 

Se está decidida a alterar alguns dos seus hábitos, leia com atenção os nossos conselhos:

 

- Coma mais alimentos com gorduras ómega-3.


Está comprovado que o consumo regular deste ácido (presente em salmão, atum, bacalhau, sardinha, truta, óleos de peixe, sementes, ou óleo de linhaça) terá benefícios perceptíveis no seu dia-a-dia, como a melhora da concentração e memória, aumento da motivação, ótimas habilidades motoras, rápida velocidade de reação e neutralização do stress.

 

- Faça caminhadas, passeios vigorosos a pé ou de bicicleta.


Já ouvir isto vezes sem conta, mas o exercício diário é realmente uma das melhores formas que vai encontrar para reduzir o stress – além que irá ajudá-la a perder peso.

 

- Faça uma alimentação mediterrânica.


A alimentação mediterrânica é uma alimentação saudável, caracterizada pelo consumo elevado de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas, minerais e numerosos antioxidantes protetores da saúde do seu coração, e pelo baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada e de grande valor calórico.

 

- Evite comer quando está em stress.


Pessoas que frequentemente se viram para a alimentação em situações de stress têm níveis mais elevados de insulina e cortisol.

 

- Pense positivo.


Os pensamentos negativos podem criar stress, mas se você aprender a olhar o lado mais luminoso das coisas, conseguirá reduzir a tensão a que fica sujeita.

 

- Faça exercícios de relaxamento todos os dias.


Relaxar é o melhor que pode fazer para libertar a sua mente de pensamentos negativos e perturbações… nada melhor do que poder chegar a casa e tomar um longo banho ou deixar-se ficar estendida no sofá horas a fio. Feche os olhos por segundos várias vezes ao dia e faça inspirações profundas e lentas. Movimente os ombros para cima e para baixo de forma longa e lenta e esticar as mãos ao mesmo tempo.

 

- Evite levar para casa problemas relacionados com o trabalho.


Utilize os seus tempos livres para se dedicar a uma atividade que puxe pela sua concentração e criatividade. Esforce-se para repartir o seu tempo de forma equilibrada entre trabalho, lazer e família. Vá a livrarias ou museus, brinque com os seus filhos, faça sexo, passei com seu cão…