Estado entrega equipamentos a Cooperativa Agropecuária em Itaocara e
Fotos Ronnie Fialho
O município de Itaocara, Noroeste Fluminense, recebeu nesta quarta-feira (29/02) caminhões, máquinas, equipamentos e implementos adquiridos pela Cooperativa Agropecuária da cidade, com incentivos do programa Rio Leite. O governador Sérgio Cabral e o secretário de Agricultura, Christino Áureo, entregaram participaram da solenidade.
“Na área rural, o Estado do Rio vai indo muito bem. O Estado tem mais de 700 mil pessoas trabalhando diretamente na atividade agrícola e pecuária. Na questão do leite, não havia apoio público. Chegava leite de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Uruguai e até da Argentina e o produtor do Estado não tinha capacidade para competir. Fizemos o Programa Rio Leite, que permitiu a volta de várias empresas, como a Nestlé, num total de 20 empresas. Isso me dá muita alegria”, afirmou o governador.
Na ocasião, Sergio Cabral disse, ainda, que vai liberar mais de R$ 60 milhões de ICMS retidos para repassar as demais cooperativas de leite do Estado.
A Cooperativa Agropecuária de Itaocara foi a primeira no estado a receber os recursos provenientes de créditos de ICMS retidos, concedidos pelo governo do estado para investimento em melhorias tanto na estruturação da indústria, quanto no incentivo aos produtores associados para aumento da produção.
Os R$ 5,2 milhões recebidos foram aplicados na aquisição de equipamentos industriais, caminhões graneleiros e para transporte de leite processado, 125 tanques de resfriamento de leite para uso comunitário e investimento no melhoramento genético do rebanho dos produtores.
De acordo com o presidente da entidade, Paulo César Alves, a cooperativa aposta na melhoria genética para aumentar sua captação de leite, hoje em torno de 70 mil litros /dia. Cerca de 98% dos 1.800 cooperado sem atividade produzem até 100 litros diários.
Na ocasião, serão expostas algumas dasmatrizes de alta qualidade, adquiridas pelos associados e financiadas pela cooperativa,na Feira de Animais Rio Genética, realizada no último dia 11 em Itaocara.
Ainda para a melhoria do rebanho leiteiro serão disponibilizadas 10 IATFs (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) para cada um dos produtores associados. A meta é inseminar 4.500 matrizes com sêmen de alta genética, sendo 1.500 agora, 1.500 em novembro e 1.500 em março de 2013.
O evento, realizado na Praça Toledo Pizzas/n°, no Centro de Itaocara, também teve a participação do prefeito do município, Alcione Araújo, do presidente da cooperativa, Paulo César Alves, do presidente da Câmara de Itaocara Michel Freitas, prefeitos de Varias cidades vizinhas e de produtores de leite da região.
Redação/Ascom