Aperibé realiza multirão contra a DENGUE

22/11/2011 08:34

Aperibé realiza multirão contra a DENGUE

 

Foi realizada em Aperibé o mutirão contra a Dengue nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Engajados nessa tarefa estavam os agentes do PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue), os agentes da saúde da família e funcionários da secretaria de Obras. As pessoas envolvidas percorreram todo o município em busca de locais com focos do mosquito e recolheram materiais que podem ser utilizados pelo inseto como criadouros.

 

Para o coordenador do PNCD, Munir Eccard Azevedo, já se sabe de casos de dengue em municípios da região, nesse caso é a hora de antecipar possíveis infestações já que se está no período de chuvas. “Há uma necessidade de se manter os locais limpos. Então é bom que a população nos ajude não deixando locais onde poderá se tornar criadouro de insetos, principalmente, o mosquito,” destacou.

 

Ainda conforme disse Munir, a dengue está se tornando uma doença cada vez mais grave, porque já foram encontrados os quatro tipos de vírus no Estado do Rio de Janeiro. “A pessoa que contrai dengue fica suscetível a ter dengue hemorrágica e é notório que a hemorrágica mata. Então essa campanha é para prevenir. Pegamos o pessoal e levamos para as ruas. Vamos procurar a todo custo eliminar o maior número de criadouro na nossa cidade,” frisou.

O coordenador pede aos moradores que tenham muito cuidado com as residências e os quintais para que esses fiquem limpos. “Peço a população aperibeense para nos ajudar no controle da dengue, porque a única maneira de se evitar a doença é eliminar possíveis locais, onde o mosquito possa se reproduzi. Então com menos transmissor a probabilidade de casos de doença será muito menor. Porque sabemos que o mosquito transmite do homem doente para o são,” concluiu.