Represa abre comportas e rio deve inundar regiões de Itaocara, São Fidélis e Cambuci (RJ)

09/01/2012 22:23

Itaocara 09/01/12 - 22:24

 

 

O aumento da vazão na represa de Ilha dos Pombos, em Carmo, na região serrana do Rio de Janeiro, vai aumentar o nível do rio Paraíba do Sul a ponto de inundar ainda na noite desta segunda-feira (9) áreas das cidades de São Fidélis e de Cambuci, no noroeste do Estado.
 

Segundo o chefe da Defesa Civil de São Fidélis, tenente Paulo Roberto de Souza Lages, o 2º distrito (Ipuca), o 3º distrito (Pureza) e o 4º distrito (Argelim) podem ficar alagados entre as 22h e 23h desta segunda-feira.

Devido às chuvas na região serrana e no norte do Estado, os afluentes da represa a encheram de forma que a vazão passou de 700 m³ por segundo para 3.100 m³, de acordo com um operador da usina. 

O tenente Paulo Roberto foi informado pela Defesa Civil do Norte do Estado que o grande volume d'água obrigou a barragem de Ilha dos Pombos a abrir as comportas por volta das 13h dessa segunda-feira, quando a vazão estava em 2.400 m³ por segundo.

Ele disse ainda que a cidade já está em alerta para o transbordamento do rio Paraíba do Sul. A cota de transbordo - nível máximo do Rio antes de transbordar - é de 5,40 m e a previsão é de que o nível chegue a 5,80 m. Paulo Roberto diz acreditar que não será necessária a remoção de famílias dos locais afetados.

Em Cambuci, a cota de transbordo do rio Paraíba do Sul é de 5,20 m. A reportagem do R7 não conseguiu contato com a Defesa Civil da cidade para saber quais podem ser os primeiros bairros atingidos e qual a previsão para a altura da água na região. 

Até as 19h, a Defesa Civil de Sapucaia confirmava oito mortes na região do médio Paraíba, em razão das chuvas. Sete corpos foram encontrados num deslizamento de terra no distrito de Jamapará, onde outras 13 pessoas ainda estariam soterradas. Uma outra vítima morreu no desabamento de uma casa, perto do local do deslizamento.