Quatro diques do Rio Muriaé no Norte Fluminense começam a ser reformados
A reforma de quatro diques que foram afetados pelas enchentes de janeiro do Rio Muriaé, em Campos e Cardoso Moreira, no Norte Fluminense, começou na sexta-feira (18). As obras estão orçadas em R$ 25 milhões, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
O primeiro local a passar por intervenções é o dique de Boianga, em frente à comunidade de Três Vendas, em Campos. De acordo com a construtora responsável pelas obras, os trabalhos devem terminar em seis meses. O novo dique terá entre 5 metros e 9 metros de altura.
O rompimento dos diques ao longo do Rio Muriaé, em janeiro deste ano, fez a enchente atingir a BR-356 e criar uma cratera na rodovia. A água inundou as comunidades de Outeiro, Santa Bárbara e Três Vendas, e atingiu mais de 6 mil pessoas.
Moradora de Três Vendas há 26 anos, Dona Neusa diz estar cansada das enchentes. “O certo mesmo é não ficar ninguém aqui, é sair todo mundo”, afirmou a moradora.
De acordo com a Defesa Civil de Campos, os diques devem reduzir os riscos de novas inundações, mas é necessária ainda a construção de uma comporta automática.
“Se não fizer uma comporta automática, vai inundar Três Vendas da mesma forma na próxima cheia do Rio Muriaé”, disse o major Édson Pessanha, subcomandante da Defesa Civil do município.
Com informações do G1