Pensando no Futuro com o Deputado Christino Áureo

25/10/2011 11:50

Deputado Christino Áureo

O Futuro está no Meio Ambiente

 

O programa Rio Rural, que conta com recursos do Banco Mundial, e tem parceiros como Organização das Nações Unidas para Alimentação, a FAO, desenvolve iniciativas que tornam o sistema produtivo fluminense referência internacional. O programa consegue conciliar a ecologia com a necessidade de desenvolvimento econômico. Coloca a atividade agrícola fluminense no patamar das mais desenvolvidas no quesito "respeito ao meio ambiente". 

Essa visão aponta para que o Estado do Rio seja cada vez mais, um espaço onde a população viva com qualidade. "Produzir alimentos com tecnologia, conquistada através da educação e pesquisa; respeitar e preservar o meio ambiente; e, principalmente, ter PESSOAS COM VIDA DIGNA, EMANCIPADAS, QUE OBTENHAM JUSTO RETORNO PELO SEU TRABALHO é a síntese daquilo que é a essência de uma vida saudável" diz Christino Áureo. 

 

 

O Futuro está nas pessoas


Na área de educação além do projeto NATA, que oferece curso técnico-profissional na área de alimentos, e deputado luta agora pela implantação do projeto ARCA (Arte de Culinária e Agricultura Sustentável ), que é inspirado nas melhores escolas de gastronomia da Europa. O programa será criado dentro dos mais modernos padrões de sustentabilidade com respeito ao meio ambiente. Em parceria com o grupo EBX, e com a secretaria de educação, o princípio de juntar Agricultura, Sustentabilidade e Capacitação das pessoas para o mercado de trabalho, aponta para aquilo que é pensar o FUTURO com letras maiúsculas. 

Voltado especialmente para jovens e adolescentes, o que mais encanta o deputado neste projeto é a capacidade de olhar a frente com a capacidade de empreender de maneira responsável, mas, sobretudo, dar as populações de baixa renda a chance de galgar outros degraus dentro da escala social. 

"Essas escolas são dedicadas exclusivamente a alunos da rede pública estadual. Em três anos de formação, os jovens terão como sair de uma condição de vida modesta para um emprego praticamente garantido que os coloca a frente a frente de um futuro promissor. A escola formará não apenas técnicos mas, sobretudo, cidadãos com conteúdo denso e forte naquilo que é importante para constituir uma pessoa com chances de vencer no mercado de trabalho. Com chances de estabelecer também um Estado e um país melhor, com senso crítico, capacidade de fazer análises, de liderar processos alguém pronto para os desafios que o futuro aponta" explicou Christino Áureo.

 

 

O Futuro está nas Vocações Econômicas


Na agricultura está comprovado que pequenas propriedades, de natureza familiar, direcionadas para produtos de maior valor agregado, é um caminho sem volta. A sustentabilidade, agregada a maior qualidade tem sido um diferencial bastante positivo demonstrado nos diversos programas existentes nessa área. 

Para Christino Áureo a busca das vocações passa pela valorização do mercado interno de consumo. Com aproximadamente16 milhões de habitantes o Estado pode utilizar esse fator para ter mais indústrias, mais empregos e que, sendo a segunda maior renda per capta do país, isso se traduz em melhor qualidade de vida para a população. É nisto que Christino Áureo acredita. É isto que ele vem buscando incessantemente como representante do povo. 

Hoje pensar no desenvolvimento das populações na esfera produtiva é pensar também em Meio Ambiente e Educação. Esses assuntos entraram definitivamente na pauta de atuação do deputado, que vem desenvolvendo projetos importantes.