Nova era para produção de leite em Itaocara com incentivo do governo do estado

13/02/2012 21:58

 

Créditos retidos de ICMS retornam na forma de investimentos para reestruturar indústrias, aumentar a produção e benefícios para produtores cooperados

 

 

O último dia 11 de fevereiro entrou para a história da Cooperativa Agropecuária de Itaocara – Capil, na Região Noroeste, como marco na evolução e reestruturação de sua produção leiteira para acompanhar o crescimento da cadeia láctea no estado.  Nesta data, representando o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o subsecretário Alberto Mofati participou, em Itaocara, da apresentação dos novos equipamentos e caminhões adquiridos com recursos dos créditos retidos de ICMS.

Na presença do prefeito do município, Alcione Araújo, de municípios vizinhos, da diretoria da cooperativa e de produtores de leite, o subsecretário ressaltou a importância da compra de 125 tanques de expansão para atendimento comunitário, caminhões, equipamentos e investimento no melhoramento genético do rebanho dos associados.

- Essa reestruturação significa melhoria das condições produtivas e mais qualidade, resultando em aumento da produção e melhor preço para o produto, beneficiando os produtores.  É um exemplo concreto da importância desse incentivo concedido pelo governo do estado para apoiar as cooperativas, importante elo da cadeia láctea do estado – frisou.

Na ocasião, foi realizada feira de animais de alta qualidade, de criatórios credenciados pelo Programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura, com financiamento da cooperativa em até 30 meses para os seus produtores.  A satisfação pela oportunidade de acesso a animais de padrão genético para melhoramento do rebanho era percebida entre os produtores.

Oswaldo Rosalino, mais antigo cooperado da organização, e seu filho André Rosalino, que produzem 400 litros diários de leite se mostravam entusiasmados com a aquisição de animais para aumentar sua produção.

- Essa forma de financiamento é a melhor maneira de ajudar o produtor a comprar animal bom para produzir mais – afirmou seu Oswaldo, que pela primeira vez participava de uma feira como essa.

Em nome da cooperativa e de seus 1.800 associados, o membro da diretoria Manoel Faria fez questão de ressaltar o apoio do governador Sérgio Cabral e do secretário Christino Áureo para a implementação da nova política fiscal de incentivo à produção de leite no Estado do Rio de Janeiro, dando condições de competitividade ao produto fluminense.

- O retorno dos créditos de ICMS está permitindo que os benefícios desse recurso sejam pulverizados na propriedade de cada pequeno produtor de leite de nossa região. Dentro de três a quatro anos estaremos colhendo os frutos dessa política de investimento – enfatizou.

Primeira cooperativa no estado a receber os créditos de ICMS, a Capil está aplicando os R$ 5,2 milhões liberados tanto na estruturação da indústria, quanto no incentivo ao produtor para aumento da produção.

Durante o evento, a diretoria da cooperativa também anunciou a disponibilização de 10 IATFs – Inseminação Artificial em Tempo Fixo – para cada um dos produtores associados. A meta é inseminar 4.500 matrizes com sêmen de alta genética, sendo 1.500 agora, 1.500 em novembro e 1.500 em março de 2013. A Capil aposta no melhoramento genético para aumentar sua captação de leite, hoje em torno de 70 mil litros/dia.

Também participaram do evento os presidentes da Emater-Rio, Justino Antônio da Silva, da Pesagro-Rio, Silvio Galvão, da Cooperativa Agropecuária de Itaocara, Paulo César Alves, além dos prefeitos de Aperibé, Flávio Gomes de Sousa, Cardoso Moreira, Gilson Siqueira, São Fidélis, Luiz Carlos Fenemê e de Santo Antônio de Pádua, José Renato Padilha.