Mutirão de documentação em Aperibé
Nos dias 20 e 21 de outubro, quinta-feira e sexta-feira respectivamente, foi realizado na Praça Francisco Blanc o mutirão de documentação em Aperibé pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As atividades aconteceram das 9:00h às 16:00h no primeiro dia e das 9:00h ao meio-dia no segundo dia.
As pessoa puderam fazer a carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF, tudo gratuitamente. Com os documentos, as agricultoras têm acesso aos programas do governo federal, como o Bolsa Família e o Pronaf. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é promovido pelo Ministério, Superintendência Regional do Incra e parceiros e no município teve o apoio da prefeitura municipal de Aperibé.
Para o delegado do MDA do Estado do Rio de Janeiro, José Octávio Câmara Fernandes, é a primeira vez que esteve em Aperibé e falou sobre o mutirão. “Esse programa é desenvolvido pelo governo federal devido a carência da trabalhadora rural em relação a documentação. Estamos começando por Aperibé porque sabíamos que aqui havia uma demanda expressiva. Esse programa privilegia essencialmente a trabalhadora rural. Existem alguns casos que documentamos também o trabalhador rural. A ideia é atingirmos o maior número de pessoas possíveis,” declarou.