Loira ou Morena? Que cor faz a sua cabeça?
A primeira questão que precisa ser esclarecida: é ultrapassada a idéia de que, obrigatoriamente, a tintura irá trazer danos irreparáveis às madeixas. E o motivo disto é que atualmente as fórmulas químicas, em geral, estão mais suaves e cuidadosas com os fios. O importante é cuidar, esta é a palavra-chave. A maioria de nós tem de lidar diariamente com a poluição desvairada do ar, com os raios solares e com a rotina estressante que os tempos modernos nos demandam. E não é só nossa saúde que sofre; nossa beleza também, como pele e cabelos.
Tendo isto em vista, um bom primeiro passo na hora de tingir são as fórmulas pré-coloração. Elas são extremamente úteis para a uniformidade da cor, evitando manchas, uma vez que tem como função eliminar a porosidade dos fios. De quebra, dá aquela mãozinha no prolongamento do efeito da cor, o que todo mundo realmente quer.
E não menos importante do que o tratamento antes é o tratamento pós-coloração, nutrindo as madeixas e também garantindo a durabilidade da cor por mais tempo.Agora, passemos para a parte mais complicada: o que se deve levar em consideração quando for escolher o tom e qual estilo faz realmente a sua cabeça?
Morenaça
Ser morena não é tão fácil como muitos pensam: nem todas ficam bem. Mas pode ser uma carta na manga, sim. Quer mudar o visual dos fios e não tem certeza em que cor investir? Chocolate neles. Combina com todos os tons de pele e é considerado um dos tons mais elegantes por vários experts no assunto. Porém, há alguns detalhes que você tem o direito de saber antes de investir nos tons mais escuros.
O foco da maquiagem de uma morena deve ser a boca, ao contrário da loira, que deve investir mais pesado no olhar. E com a atenção voltada para os lábios, é bom mantê-los
sempre bonitos e abusar nas cores. Vermelho, bege, rosa... Não há censura. O poder está com você.
Tons castanhos também são ótima pedida para aquelas que não querem ter muita dificuldade em manter a cor, principalmente se a tintura estiver próxima do seu tom natural,
uma boa escolha para quem não quer retocar com tanta frequência.
Além do mais, acabam disfarçando melhor aqueles malditos fiozinhos ressecados, garantido um visual com mais brilho. Maravilha, hein?
Loirinha, Loirinha...
Ao contrário das morenas, as aspirantes a loiras precisam entender que ser loira dá trabalho e exige disposição de investimento em tempo e dinheiro. Esses fios precisam estar
simplesmente impecáveis, mas em compensação, quando estão, são de beleza única! As madeixas ficam extremante fragilizadas no agressivo processo de clareamento devido à
maior quantidade de amônia. As hidratações precisam ser tão religiosas quanto o retoque, que certamente terão de acontecer com mais frequência do que em cabelos castanhos.
É uma ótima opção para cabeças cheias de fios brancos, pois, além de rejuvenescer, o fundo mais claro ajuda a disfarçar melhor uma raiz branca por fazer.
Dependendo do tom da pele, o loiro pode lhe deixar com uma aparência meio pálida, o que tranquilamente pode (e deve) ser resolvido com uma bela make-up. Mande ver na valorização dos olhos para valorizar sua expressão: delineadores, máscara para cílios e uma boa definição para as sobrancelhas (que devem ser levemente clareadas na hora da coloração) com lápis marrom (efeito esfumaçado) não podem faltar na nécessaire de maquiagem. Pegue mais leve nos lábios com tons suaves (bege ou rosa claro) ou gloss para iluminação. E vá arrasar!