Governo Federal pede que Estados do Sudeste estejam em alerta máximo
O governo federal recomendou nesta quarta-feira (11/01) que a Defesa Civil nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo redobrem a atenção nas áreas de risco devido à previsão de chuva forte e tempestades nessas regiões.
A recomendação foi feita após reunião coordenada pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, dos Transportes, Paulo Passos, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e da Saúde, Alexandre Padilha.
Fernando Bezerra disse que é preciso manter o alerta nos próximos dias para tentar evitar maiores prejuízos com a chuva. "É preciso ter, durante os dias de hoje e amanhã (12), alerta máximo da Defesa Civil para que a gente possa vencer este momento mais crítico", acrescentou.
O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre, informou que a previsão para esta quarta e quinta-feira é de alto risco de tempestades nos estados do Sudeste. Segundo ele, a situação deve melhorar a partir do fim de semana. "Toda a atenção deve continuar nos próximos dias".
INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)
Aviso Meteorológico Especial Nº 89/2012
As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de acumulado de chuva significativo principalmente nas Regiões Norte e Norte Fluminense, áreas de divisa com Minas Gerais, Médio Paraíba e Região Serrana, no período entre 13:00h, do dia 11/01/2012, às 12:00h do dia 12/01/2012.
Aviso Meteorológico Especial Nº 87/2012
As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, em áreas isoladas, no período entre 13:00h, do dia 11/01/2012, às 12:00h, do dia 12/01/2012.
Fonte ururau