Flu conta com o fator casa para encaminhar classificação na Libertadores

14/03/2012 09:30

Fred vai ter a companhia de Sobis no ataque contra o Zamora | Foto: André Mourão / Agência O Dia

Fred vai ter a companhia de Sobis no ataque contra o Zamora | Foto: André Mourão / Agência O Dia

POR HUGO PERRUSO

 

Rio -  O Fluminense pode dar um passo importante para a classificação às oitavas de final da Libertadores nesta quarta-feira. Uma vitória sobre o Zamora deixará o time de Abel Braga com nove pontos  e um pé na vaga. Além de encarar o adversário mais fraco do grupo 4, às 19h45 no Engenhão, o Tricolor tem o fator casa como um trunfo essencial para o duelo contra os venezuelanos e que pode ajudar no restante da competição.

 

Mesmo longe da Libertadores por 23 anos, entre 1985 e 2008, o Fluminense aprendeu rapidamente como fazer valer o mando de campo e acumula uma invencibilidade de 14 partidas na competição jogando no Rio. A última derrota foi na edição de 1985, quando o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Argentinos Juniors. Nem Boca Juniors nem São Paulo, em 2008, foram capazes de sair do Rio com uma vitória.


“Na Libertadores tem sempre que fazer o dever de casa. Conseguimos uma vitória importante sobre o Boca Juniors, mas de nada vai importar se não vencermos no Engenhão. O Fluminense é favorito, claro. Mas o adversário vai tentar contrariar. Se vencermos podemos ficar oito pontos na frente do terceiro do nosso grupo”, disse Abel Braga.

Mas o ótimo desempenho em casa não significa vida fácil, principalmente no Engenhão. No estádio, o Fluminense sofreu em 2011 e empatou duas vezes. Na estreia deste ano, o time também teve muitas dificuldades para vencer por 1 a 0 o Argentinos Juniors.

O Zamora pode ser inferior, mas Abel aposta em um jogo mais complicado pelo fato de os venezuelanos atuarem com nove jogadores atrás. De novo diante de uma retranca em casa, o treinador repete o discurso de jogar com inteligência e pede paciência aos torcedores. E a experiência na Bombonera serviu para mostrar que o Fluminense pode melhorar ainda mais seu desempenho em casa. Para isso, conta com a torcida.

“Precisamos de incentivo. Será um jogo chato, mas nossa equipe está preparada. Lá na Bombonera a torcida do Fluminense deu show, se fez ouvir. Peço que no Engenhão não deixe de dar o incentivo, como foi contra o Boca. Foi espetacular, marcou muito”, completou o treinador.

 

Fonte O Dia