Ferrovias Vão Colocar Região Do Superporto Do Açu Nos Trilhos

Para o Sec. Marcelo Novaes a chegada dessas ferrovias marca um momento singular na nossa história.
A presidente Dilma Rousseff lançou no último dia 15, o Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias, que preveem investimentos de R$ 133 bilhões em até 25 anos. O município de Campos apareceu com destaque no mapa, com dois grandes ramais férreos cortando a região. Entre os trechos anunciados pelo Ministério dos Transportes estão uma ferrovia que começará em Campos, passando por Corintos (MG) até a cidade de Uruaçu (GO). O outro projeto é a Ferrovia Litorânea, com início na cidade do Rio de Janeiro, seguindo por Campos até Vitória (ES). Em ambos os projetos, grandes empreendimentos como o Superporto do Açu, em São João da Barra, e o Complexo Industrial Farol-Barra do Furado (entre Campos e Quissamã) serão os principais beneficiados. Por enquanto, no âmbito local as informações são preliminares. A questão está focada no campo da comemoração pela boa notícia e na expectativa de um novo ciclo positivo, com a região nos trilhos.
Para o secretário de Desenvolvimento de Campos, Marcelo Neves, há muito tempo existe a necessidade de reativar a malha ferroviária de Campos e região, devido aos grandes empreendimentos que despontam, como os complexos Logísticos, Portuários e Industriais do Açu e de Farol-Barra do Furado. “Vejo a chegada dessas ferrovias como um momento singular na nossa história. Isso acabará se tornando um ciclo altamente positivo”, disse.
Segundo Neves, esses projetos anunciados promoverão maior facilidade, tanto na chegada da matéria-prima quanto no escoamento
da produção. “O que facilita em muito o crescimento e a procura de novos mercados consumidores, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico da região, através da arrecadação de novos impostos”, completou.
Já no município de São João da Barra, segundo informou assessoria, a magnitude do Porto do Açu e seu Distrito Industrial requer, dentre outras coisas, logística e o anuncio do governo federal foi um passo importante. “O debate sobre São João da Barra ter novamente uma ferrovia sempre fez parte de nossas discussões com o governo federal, estadual e a iniciativa privada, o que nos embasa na necessidade de fomentar projetos de infraestrutura, inclusive, com proposições na atualização de nosso Plano Diretor. E tudo isso necessitará de um planejamento minucioso. A médio prazo a proposta se tornará realidade, contribuindo com o desenvolvimento de São João da Barra, da região, do Estado do Rio de Janeiro e do País”, informou em nota.
Lançamento — Durante o lançamento do Programa a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância de se investir em ferrovias e criticou o transporte, por exemplo, de minério em rodovias. “Esse projeto visa assimilar que o país começa a ter cada vez mais estrutura de transporte compatível com o tamanho dele. Por isso, estamos fazendo esses investimentos”, disse.
Decreto — No dia seguinte, a presidente Dilma assinou o decreto para a primeira fase do Programa de Investimentos em Logística, que prevê a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias até 2018, com investimentos de R$ 133 bilhões ao longo dos próximos 25 anos.

