Falta de chuva prejudica produtores

07/03/2012 09:35

 

 

Estas últimas semanas de calor intenso podem prejudicar alguns cultivos nas lavouras de pequenos produtores, além de atingirem rebanhos de gado. O alerta partiu do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Quissamã, Jonas de Siqueira César, ressaltando que se não chover em cerca de uma semana a produção poderá cair.

“Cultivos como o feijão, o aipim, a abóbora e hortaliças poderão ser fortemente afetadas se não chover nos próximos dias”, avisou o secretário, afirmando que os produtores já estão em processo de preparação da terra para o plantio, aguardando ansiosamente pela chuva. “Por enquanto, ainda não registramos nenhum caso de prejuízo para os agricultores, mas é preciso que chova logo para estimular a plantação”, ressaltou, explicando que o calor é bom para a lavoura, mas a chuva estimula o crescimento da produção.

Jonas disse, ainda, que o calor intenso sem sinal de chuva também poderá prejudicar a produção de gado de leite de pequenos produtores. “As cacimbas já estão em baixa e o pasto começa a secar. Se a situação continuar, a tendência é a queda de produção, com perda de peso do gado e, em casos extremos, até a morte de animais”, informou.

 

Fonte Campos 24 horas