ENCHENTES: Saúde antecipa repasse de R$ 3,7 milhões em recursos para Itaperuna
O Ministério da Saúde adiantou a liberação de três milhões e 700 mil reais em recursos para o município de Itaperuna, no Rio de Janeiro. A quantia é referente a uma parcela antecipada do valor mensal previsto para a média e alta complexidade no local.
A verba servirá para reestruturar a rede de saúde local e ampliar o atendimento à população atingida pelas chuvas. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a medida é uma ajuda às ações da Força Nacional do SUS, criada para prestar assistência às cidades atingidas por desastres ambientais.
Segundo o ministro, o repasse vai reforçar o sistema de saúde em Itaperuna- "Apoiar o município nos gastos com contratação de médicos, com compra de insumos, com mobilização das equipes tanto nos hospitais quanto nas ações de campo que certamente o município está fazendo nesse momento."-
Em reunião com membros da prefeitura de Itaperuna, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha adiantou que está prevista, ainda para este semestre, a abertura de 10 novos leitos de UTI para a cidade. No início deste mês, o Ministério da Saúde enviou quatro toneladas de medicamentos para os municípios do Rio mais afetados pelas enchentes. Para as cidades que tiveram problema com abastecimento de água, o Ministério forneceu 15 mil unidades de hipoclorito, usado para purificar a água e torná-la própria para o consumo.
Reportagem, Hortência Guedes