Defesa Civil Estadual identifica 3.000 deslizamentos de terra em Nova Friburgo, na região serrana

03/01/2012 12:19

Rio cheio Friburgo

 

Devido à forte chuva que atingiu Nova Friburgo, na região serrana do Rio, na segunda-feira (2), a Defesa Civil Estadual identificou cerca de 3.000 deslizamentos de terras no município. No entanto, o coronel Roberto Robadey, da Defesa Civil, informou que a situação está mais tranquila na manhã desta terça-feira (3). O dia é de limpeza e desobstrução das vias.

 

- Foram 3.000 deslizamentos, por isso tanta lama e rios cheios pela cidade. Hoje está mais calmo, a previsão é de 5 mm de chuva para Nova Friburgo, o que é normal no verão.  Mas estamos em um período de instabilidade e vamos continuar monitorando a região.

 

Veja os estragos causados pela chuva em Nova Friburgo

Foto: tempo ruim causa transtornos no Rio

Chuva no Rio deve ir até o dia 14

 

O município tem 58 áreas de risco e em 24 delas há 35 sirenes do sistema de alerta. Com a chuva forte, 14 sirenes foram acionadas e muitas pessoas deixaram suas casas e se abrigaram em residências de parentes e pontos de apoio da prefeitura. Na cidade, choveu em 24 horas o esperado para metade do mês de janeiro. A cidade saiu do estado de alerta e foi para o de atenção na noite de segunda.

 

- Essas pessoas estão liberadas para voltar para suas casas, mas com atenção. Caso percebam rachaduras ou qualquer outro sinal de risco, devem chamar a Defesa Civil para fazer uma vistoria.

 

Ainda de acordo com Robadey, o trabalho de prevenção é fundamental para evitar desastres como o de janeiro de 2011. A Defesa Civil do Estado montou uma base de operações no centro de Nova Friburgo para realizar ações preventivas em decorrência das chuvas que castigam a cidade desde domingo (1º). O Centro de Comando e Controle, que faz o monitoramento em parceria com a Defesa Civil municipal, a Cruz Vermelha, o Simerj (Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro), o DRM (Departamento de Recursos Minerais) e o Inea (Instituto Estado do Ambiente), monitora todas as áreas de risco da cidade.

 

A Defesa Civil estadual continua em alerta para possibilidade de chuva para o norte e noroeste do Estado.