Claudia Raia se despe dos pudores para fazer musical

29/04/2012 16:05

Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia

 

Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia

 

POR ROBERTA PIRRO

Rio -  Claudia Raia é uma vedete. Aos 45 anos e com um corpo escultural, a atriz surge altamente sexy de peruca Chanel, meia-calça arrastão e lingerie fio-dental em um cenário a meia-luz, como a prostituta Sally Bowles, na montagem do musical da Broadway ‘Cabaret’, de Joe Masteroff, John Kander e Fred Ebb.

“Não é uma sensualidade sexy. Ela é suja, ela é limpa, é tudo. E nada é de graça. O figurino não é apenas para mostrar uma Claudia Raia de calcinha e sutiã. É tudo muito apropriado. Se o ator tiver pudor, a personagem já começa perdendo”, justifica a atriz, que achou difícil fugir das referências da Sally original. “Ela é extremamente paradoxal. É adorável, mas ao mesmo tempo também é alcoólatra e histérica. Brinco que ela não é bipolar, é quadripolar”, analisa.

Vinte anos depois de recusar o convite para viver o papel dessa cantora depressiva e bêbada — na época ela estava fazendo uma novela —, Claudia revela que finalmente conseguiu realizar seu sonho do jeito que queria. “Dizem que os personagens também caçam seus intérpretes. Foram anos de perseguição recíproca e algumas oportunidades se desenharam, mas os direitos estavam sempre com alguém”, lembra.

 

Claudia Raia em cena de 'Cabaret' | Foto: André Muzell / Ag. News

 

Claudia Raia em cena de 'Cabaret' | Foto: André Muzell / Ag. News

 

Claudia Raia em cena de 'Cabaret' | Foto: André Muzell / Ag. News

Para a versão brasileira, a adaptação do texto ficou sob os cuidados de Miguel Falabella e a direção com José Possi Neto, que diferentemente das demais montagens, encenada pela primeira vez há 45 anos por Liza Minelli no cinema, deram à versão apresentada no palco do Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, um tom mais erótico. Bailarinas em figurinos sumários realizam movimentos sexuais na maior parte das coreografias da atração.

E nesse ‘Cabaret’, ambientado na década de 30, não apenas garotas dançam na casa noturna: há também espaço para bailarinos homens, tão provocantes e desnudos quanto suas colegas.

Mas seja dentro ou fora do palco, uma coisa é certa: o ar de felicidade está nitidamente estampado no rosto de Claudia Raia. Afinal, além da realização profissional, ela encontrou no teatro também um parceiro no amor. O eleito é o intérprete do Mestre de Cerimônias, Jarbas Homem de Mello, com quem assumiu o romance durante o Carnaval deste ano, na Marquês de Sapucaí.

“Está sendo uma delícia essa parceria. Ele (Jarbas) é o terror das velhinhas das vans que vão ao teatro. Elas enlouquecem quando o veem com as roupas do espetáculo. Ficam loucas com as coxas dele”, brinca a atriz, que em seu currículo amoroso lista os nomes de Jô Soares, Alexandre Frota e Edson Celulari, com quem permaneceu casada por 17 anos e teve dois filhos, Enzo e Sofia.

“A peça retrata a situação social, política e econômica de Berlim nos anos 30, quando os valores morais do entre-guerras era totalmente amoral. Esse personagem tem um apelo sexual muito grande. A missão dele é seduzir o público e acho que tem êxito. Quanto às velhinhas da van, isso é uma brincadeira. Tínhamos, na verdade, receio de que as pessoas mais idosas se chocassem com as cenas picantes, mas isso não acontece, pois as cenas estão contextualizadas na dramaturgia”, explica Jarbas, indicado ao prêmio Shell de melhor ator coadjuvante por seu desempenho como MC.

 

Embora exerça o ofício há 20 anos, o talento de Jarbas ganhou força entre o grande público após assumir o namoro com Claudia Raia. “Na televisão fiz uma novela musical na TV Bandeirantes chamada ‘Dance Dance Dance’ e também fui jurado do programa ‘Se Ela Dança Eu Danço’, no SBT, por duas temporadas”, enumera ele, que no teatro teve sua performance conferida pelos filhos da namorada famosa.


“Meus filhos conhecem as músicas quase de cor. Eles me acompanharam e a Sofia já até sabe as cenas que não pode assistir. Nas mais sensuais, da minha personagem com seu par romântico, Cliff Bradshaw (vivido por Guilherme Magon, que substituiu Reynaldo Gianecchini), ela sabe que não pode ver. Então, se levanta e vai embora”, conta Claudia, orgulhosa.

Mas os pudores de mãe são jogados para escanteio assim que ela sobe no palco e dá lugar a uma bailarina de ótimos dotes corporais e habilidade vocal surpreendente. Pois em ‘Cabaret’ tudo é ao vivo. “Descobri uma voz que não sabia que tinha. Descobri um prazer que não tinha antes”, confessa a atriz, que no espetáculo é acompanhada por uma orquestra de 14 músicos.

O namorado: Jarbas Homem de Mello

Jarbas Homem de Mello e Claudia Raia | Foto: Ag. News

 

Jarbas Homem de Mello e Claudia Raia | Foto: Ag. News

Desconhecido do grande público, até assumir o namoro com Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello era famoso apenas no mundo teatral. “Cantar e dançar sempre foi um diferencial na minha carreira de ator. E quando os musicais começaram a ser realizados no Brasil, eu tinha os principais requisitos. Como o mercado cresceu muito, foram surgindo nos musicais as melhores oportunidades para eu exercer meu ofício”, conta.

Mas se hoje atingiu o status de celebridade por conta da namorada famosa, ele garante que não se importa. “O fato de eu estar namorando uma pessoa pública faz com que eu também me torne mais conhecido. Mas esse rótulo de ‘namorado dela’ não me incomoda de maneira alguma, já que efetivamente somos namorados”, disse o artista em entrevista à revista ‘Mensch’.

 

 

Aos 42 anos, o gaúcho de Novo Hamburgo começou o romance com a atriz nos bastidores de ‘Cabaret’. “Temos vontade de trabalhar um com o outro por muito tempo, e em outros projetos, independentemente da nossa relação afetiva”, comentou.

 

Fonte O Dia Online