Agricultura sustentável do Rio de Janeiro para o mundo

08/05/2012 11:39

 

Secretário Christino Áureo e o ex-ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome e Diretor Geral da FAO, José Graziano, na abertura do evento “Dias da Terra e Água”, hoje, em Roma.

 

 

Programa Rio Rural é destaque em evento da FAO, aberto hoje, em Roma

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, participou  nesta segunda-feira (07), em Roma, da abertura dos "Dias da Terra e Água", evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), onde o Programa Rio Rural é um dos principais destaques.

Ao lado do ex-ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome e diretor geral da FAO, José Graziano, o secretário frisou que a preservação do solo e da água, são temas centrais do programa do governo do Rio de Janeiro. Suas experiências bem sucedidas foram destacadas pela FAO como estratégicas para serem multiplicadas nos países onde a organização atua.

- Nossa presença aqui, além de solidificar os laços com as Nações Unidas, confirma, de maneira inquestionável, o acerto dessa nossa política pública, que tem o apoio integral do governador Sérgio Cabral e de toda a equipe de governo - destacou Christino Áureo.

O secretário lembrou que o Rio Rural tem um forte componente de segurança alimentar, marca da administração do ex-ministro do governo Lula, José Graziano, coordenador e implementador do Programa Fome Zero.

Durante o evento, o secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, e a coordenadora técnica do programa, Helga Hissa, apresentaram o programa, suas estratégias de sustentabilidade financeira e inovações para uma plateia integrada por representantes de programas apoiados pela FAO em todo o mundo.

No encontro, que vai até 11 de maio, também será destacado o modelo de incentivo às técnicas agrícolas sustentáveis e gestão dos recursos naturais. Entre elas, o simulador de microbacias, software interativo que permite projetar o impacto do manejo das terras e boas práticas em microbacias hidrográficas.

Na manhã desta segunda-feira, o secretário de Agricultura, acompanhado da equipe do programa, participou de reunião de trabalho com a chefe da FAO para América Latina e Caribe, Suzanne Raswant, responsável pela área de Investimento em Desenvolvimento Rural.

O Rio Rural, programa de desenvolvimento rural sustentável,  é executado em 270 microbacias hidrográficas do estado, com recursos do Banco Mundial e contrapartida do governo estadual.